terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto Pêlo Próximo, a cura mais perto de você.

Uma das situações mais tristes que podemos enfrentar é ter pessoas queridas em leitos de hospitais. 

Dependendo da doença, a pessoa pode passar, dias, meses dentro de um hospital e a permanência prolongada neste ambiente é que algumas vezes  faz surgir a depressão. Ela  torna ainda mais difícil a cura para a doença.

Mas a boa notícia, é que começa a se espalhar pelo país, a “pet terapia”. Esta terapia consiste em levar os bichinhos para visitarem pacientes dos hospitais, a fim de estimular a terem uma vida mais normal, ou seja, que se levantem das suas camas, brinquem, conversem, recebam carinho e dê risada.

Lendo sobre a pet terapia, acabei conhecendo o projeto Pêlo Próximo, uma instituição do Rio de Janeiro sem fins lucrativos, que junto de médicos, psicólogos, terapeutas, enfermeiros e voluntários, realizam visitas a hospitais, instituições que cuidam de pessoas especiais e escolas.

Das principais atividades desenvolvidas pelo projeto se enquadram a TAA (Terapia Assistida por Animais), AAA (Atividade Assistida por Animais) e EAA (Educação Assistida por Animais).

Eles trabalham com cachorros e passarinhos, usando em cada caso o animal mais adequado, levando os benefícios terapêuticos por meio do contato com os animais, visando sempre a melhoria na qualidade de vida e mudança na rotina diária do paciente.

O Projeto conta hoje com 23 cães e duas calopsitas, que realizam diversas atividades com pacientes.Os resultados dos trabalhos deles tem sido a socialização e recuperação de pacientes.

Alguns pacientes mesmo após ter alta, acabam voltando ao hospital só para matar as saudades dos cães, tão forte a ligação que criam um com o outro.

Além disso, conforme pesquisas realizadas, está comprovado que ter um animal de estimação ajuda a baixar a pressão sanguínea ,a ansiedade e até aumenta a imunidade, o que torna ainda mais benéfico este tratamento com animais.  

Em São Paulo, o hospital Albert Einstein, liberou a entrada suas dependências de bichos de estimação para visitar pacientes. Cães, gatos e até passarinhos podem ser levados para ver os donos que estiverem internados, a fim de que ajudem na recuperação.

Instituições como a Pelô Próximo merecem todo o respeito, ajuda e divulgação. Por isso,visitem o site http://www.peloproximo.com.br/ e vejam o que podem fazer para que este lindo trabalho continue.




Nenhum comentário:

Postar um comentário